Mutirão de atendimento exclusivo aos venezuelanos sobre Revalidação de Diplomas de Graduação no Brasil

Nos dias 12 e 13 de agosto a Compassiva realizou pela primeira vez em sua sede, em São Paulo, o primeiro mutirão para o projeto de Revalidação de Diplomas de Graduação no Brasil que, desde 2016, possui parceria com o ACNUR.

Nessa primeira edição, o atendimento foi exclusivo aos venezuelanos, pois o Brasil, de acordo com a Declaração de Cartagena, desde junho deste presente ano, os tem reconhecido como refugiados:

“[E]xiste uma situação objetiva de grave e generalizada violação dos direitos humanos na Venezuela. Este critério é inspirado na Declaração de Cartagena e foi incorporado pela lei brasileira de proteção para os refugiados (lei 9.474, de 1997), no inciso III do seu artigo 1º. A Declaração foi adotada em 1984 pelo Brasil e outros 14 países da América Latina e Caribe, sendo internalizada na legislação nacional em 1997 (por meio da lei 9.474).”1

O intuito do mutirão foi otimizar tempo: preparando o maior número possível de processos para que o time responsável pelo projeto, posteriormente, consiga dar segmento às universidades brasileiras.

Esse mutirão não aconteceria sem o reforço de voluntários divididos entre recepção, triagem, preenchimento das informações, tiragem de cópias necessárias e ainda com o transporte dos atendidos até o cartório.

“Ter participado do mutirão da revalidação de diplomas foi um momento significativo para mim. Poder desenvolver ações em prol aos refugiados com uma equipe séria como a da Compassiva, tem me gerado crescimento. O mutirão para mim é a possibilidade de resgate de sonhos, de ressignificados e encontro de sentido. Por algumas vezes, me vi emocionado por dentro por fazer parte de uma ação que gera transformação! Tem sido importante para mim viver essa compaixão que transforma!” comenta Filipe Almeida, psicólogo e voluntário da Compassiva junto às crianças do programa LAR (Levando Ajuda ao Refugiado).

“Quando os refugiados estavam respondendo nosso diagnóstico participativo e chegavam  na questão ‘como você acha que a Compassiva e o ACNUR podem lhe ajudar mais?’ Muitos ficavam perplexos e diziam ‘mais ainda??? Ter meu diploma já é tudo!’ Não é só uma questão de revalidar diplomas, mas de plantar esperança de uma qualidade de vida melhor. De que no Brasil é possível reconstruir a vida e realizar sonhos.” complementa Ana Pydd, auxiliar financeira do projeto de Revalidação de Diplomas de Graduação no Brasil da Compassiva e ACNUR via programa LAR (Levando Ajuda ao Refugiado).

E ao todo, durante esses dois dias, foram realizados 70 atendimentos, nos quais 62 processos estão totalmente aptos e já estão sendo destinados às respectivas universidades.


NOTAS

1 – ACNUR parabeniza Brasil por reconhecer condição de refugiado de venezuelanos com base na Declaração de Cartagena, Matéria do site da ACNUR, 29 de julho de 2019. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/2019/07/29/acnur-parabeniza-brasil-por-reconhecer-condicao-de-refugiado-de-venezuelanos-com-base-na-declaracao-de-cartagena/>

COMPASSIVA Newsletter

Receba as últimas notícias por email!