Nem o temporal em São Paulo parou o projeto Dojo

Segundo o CGE – Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo, o temporal na última terça-feira (5/3/2024) deixou 37 pontos de alagamento em toda a cidade.

Infelizmente essa é uma realidade constante que assola os moradores da região do Glicério: ter suas casas alagadas devido às chuvas. Mas também o próprio prédio em que a Compassiva atua sofre com constantes alagamentos. Tais alagamentos vêm diminuindo, graças a diversas reformas estruturais, contudo devido a intensidade e volume da última chuva, a água invadiu o subsolo do prédio enquanto os adolescentes praticavam o jiu-jítsu, impedindo a conclusão da atividade esportiva.

Mas o projeto não parou por causa do incidente! As oficinas de leitura contaram com o reforço e a ministração da organização parceira: Cultura Curativa, que desde dezembro de 2023 tem atuado na Compassiva, por meio do programa Oficina de Terapia Narrativa, de criação e execução dos profissionais da saúde: Dra. Daniele T. S. Lizier e o Psicólogo Vanderlei Lizier.

“As crianças gostaram bastante! Aquelas que já conheciam ficaram empolgadas em vê-los ali”, ressalta Bia, voluntária do projeto Dojo que conduz semanalmente as oficinas de leitura do projeto.

Caetano Pinilha, diretor presidente da Compassiva e também coordenador do projeto Dojo, comentou que “no final do nosso tempo de leitura falamos sobre resiliência, capacidade de escolher o melhor caminho em meio a pressão e firmeza em nossos objetivos. O mais legal é que percebemos que tanto o jiu-jítsu quanto a leitura estão nos tornando pessoas mais prontas para lidar melhor com os desafios da vida. Elas têm nos ajudado no domínio próprio, na capacidade de raciocínio rápido e a dar a melhor resposta nos momentos difíceis”.

E a prova dessa resiliência foi que, em vez de se sentirem prejudicados e abatidos pelo ocorrido, todos contribuíram para que a noite fosse extremamente proveitosa levando consigo bons ensinamentos.

Cultura Curativa é uma organização que atua na promoção da saúde emocional e física de crianças e adolescentes, através de programas de motricidade e de saúde mental, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para que as crianças possam se desenvolver integralmente. Maria Edna Bezerra, Dra. Daniele T. S. Lizier e o Psicólogo Vanderlei Lizier, o nosso muito obrigado!

COMPASSIVA Newsletter

Receba as últimas notícias por email!