O que a Coreia do Sul, o Japão e Taiwan possuem em comum com a Compassiva? – parte 2


Três comércios do bairro da Liberdade, representando três países diferentes da Ásia, apoiam a Campanha de Natal da Compassiva.


Este ano, três novos parceiros juntaram-se a Campanha de Natal da Compassiva! O diferencial é que estes três parceiros são restaurantes da região da Liberdade, bairro em que a Compassiva também está localizada.

O bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo, é conhecido como o bairro japonês, pois foi o lar de inúmeros japoneses, logo no início de sua migração no Brasil.

Na década de 1960, as ruas do bairro ganharam estética japonesa com a instalação das lanternas Suzurantõ, sendo hoje um dos ícones do maior bairro oriental do país. Mas além dos japoneses os coreanos e chineses também migraram para a região ao longo dos anos.

E é nesse cenário que a Compassiva está inserida: em um contexto de migração de povos asiáticos, mas também de brasileiros provenientes da região Norte e Nordeste do país, que têm buscado melhores condições de trabalho e moradia, mas que muitas vezes encontram-se em dificuldade de achar tais oportunidades e acabam por morar em lugares insalubres e não conseguem emprego formal e digno.

Este ano, a Compassiva buscou visibilidade e parceria entre os comércios da região, pois entendemos que, além de atuarmos na integração de pessoas que estão fugindo de guerras e perseguições, provenientes de uma nova onda migratória, desta vez, vindas de países como Afeganistão, Síria, Palestina, Egito, Marrocos e outros povos do Oriente Médio e do Norte da África.

Também temos trabalhado pela integração de pessoas vindas da Venezuela que têm enfrentado enormes dificuldades devido a crise econômica em seu país e, com isto, buscado um novo recomeço no Brasil.

Mas por estamos localizados na região central de São Paulo, atuamos também com o desenvolvimento de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e buscamos transmitir valores fundamentais a esses jovens, para que influenciados por princípios éticos e estimulados a desenvolver um pensamento crítico, eles não sejam atraídos para a criminalidade.

E é nesse clima de diversidade cultural, que gostaríamos de apresentar à vocês um pouco da história dos nossos três parceiros asiáticos, além de encorajá-los a experimentar seus deliciosos pratos, é claro!

Conheçam a história do segundo parceiro:

🇯🇵 UFO HAMBÚRGUER

Rua Américo de Campos, 76

Por cinco anos, Sergio Kodoma teve um foodtruck na USP, no bairro do Butantã. Trabalhava intensamente 12 horas por dia. Mas devido a pandemia, precisou vender o foodtruck, porque as vendas foram suspensas e muita coisa ficou difícil e incerta.

Ao longo da pandemia, Sergio pode repensar em muitas coisas e também em seus negócios. Até que certo dia, passando pela Rua Américo de Campos, no bairro da Liberdade, viu que a rua estava totalmente degradada e suja.

Mas em sua mente veio a ideia de transformar um extenso muro, que pertence a 1ª Delegacia Policial de SP, em uma galeria de arte urbana, repleta de personagens de mangás e animes.

E foi o que aconteceu! Depois de conversar com as autoridades responsáveis, chamar parceiros e comerciantes, pleitear o recurso necessário e os artistas: cor, alegria, beleza e esperança surgiram pela rua.

Porém, a ideia de revitalização do lugar surgiu antes de Sergio sequer saber onde seria o local de sua hamburgueria. Primeiramente, veio em seu coração o movimento e o desejo de trazer vida, novamente, àquela rua e somente depois ele entendeu que seu comércio estaria no mesmo cenário da galeria de arte a céu aberto, na Liberdade.

Ao entrar na UFO Hambúrguer você também é recepcionado por diversos personagens de mangás e animes. A inspiração que vem do Japão não está apenas na decoração, mas também no cardápio! Como por exemplo, o Shitake Burg ou o Milk Shake de Yakult.

A família de Sergio descende do Japão e o tempo em que ele trabalhou em terras nipônicas, conseguiu unir com o Brasil o que de melhor aprendeu com os japoneses.

Confira a reportagem “Moradores e comerciantes se unem para criar melhorias em bairros da capital”, do SP TV – da Globo, com o Sergio Kodoma falando sobre o mural de arte aqui (a partir do 2:40”).

Siga o instagram da UFO HAMBÚRGUER: @ufoburg


O que a Coreia do Sul, o Japão e Taiwan possuem em comum com a Compassiva? parte 1 | parte 2 | parte 3


Conheça nossa Campanha de Natal Compassiva! Sua contribuição ajudará centenas de famílias refugiadas, migrantes e brasileiras atendidas pela Compassiva em 2023! Acesse o link: https://natal.compassiva.org.br e seja um doador recorrente.

COMPASSIVA Newsletter

Receba as últimas notícias por email!