Palestra Primeiros Socorros na Pediatria

Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados pela Revista Crescer, entre março e outubro de 2019, foram realizados cerca de 18 mil atendimentos em crianças e adolescentes de até 15 anos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), vítimas de acidentes domésticos.

Já em 2020, no mesmo período, o número passou dos 39 mil, representando um aumento de cerca de 112%, durante a pandemia do covid-19.

De acordo com o Criança Segura Brasil, esse tipo de acidente é a principal causa de óbito entre crianças de 1 a 14 anos. Quedas, sufocamentos, queimaduras, afogamentos e intoxicações são os mais comuns.

Buscando capacitar as famílias dos atendidos pelo Dojo – projeto da Compassiva que oferece oficinas de jiu-jitsu e rodas de leitura para crianças e adolescentes do bairro do Glicério, convidamos a Jéssica de Oliveira Silveira, médica pediatra, para ministrar a palestra Primeiros Socorros na Pediatria: Prevenção de Acidentes Domésticos, que foi realizada dia 13 de agosto, na Compassiva, com duração de 1h 30 min.

Estar atento a esta necessidade traz segurança para a criança e sua família, não apenas quando acontece algum acidente, mas principalmente visando a importância de preveni-lo, como um meio eficaz para salvar vidas.

Durante a palestra a interação foi muito positiva! As famílias e crianças presentes perceberam a importância de se capacitarem e terem um momento mensal, com temas específicos às necessidades baseadas em seu contexto.

 

 


Jéssica de Oliveira Silveira é médica pediatra, formada pela Universidade do Estado do Pará
Graduação Sanduíche em Ciências Biológica pela Universidade da Califórnia – Irvine
Pediatra pelo Hospital Infantil Darcy Vargas
Intensivista Pediátrica pelo Hospital Israelita Albert Einstein
Pós-graduada em Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital Israelita Albert Einstein
Certificação internacional de Suporte Avançado de Vida em Pediatria
Certificação Internacional de Suporte Avançado de Vida em Áreas remotas

COMPASSIVA Newsletter

Receba as últimas notícias por email!