Compassiva oferece jiu-jítsu e transforma vidas de jovens vulneráveis do centro de SP com projeto “Dojo”

A Compassiva, organização social que atende refugiados, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na cidade de São Paulo, apresenta o projeto Dojo, uma ação que possibilita o contato de jovens e crianças com o jiu-jítsu, arte marcial milenar com múltiplos benefícios para o corpo e a mente. A iniciativa integra uma ampla gama de cursos e atividades socioeducativas com foco em esportes, artes e cultura oferecidos pela entidade, estrategicamente localizada para atender ao público-alvo.

Acreditando firmemente que o esporte é uma poderosa ferramenta de inclusão social e contribui para o desenvolvimento educacional, social e de saúde de todos os indivíduos, a Compassiva se esforça para promover o bem-estar e o crescimento integral de seus beneficiários. Para crianças e jovens que enfrentam desafios em ambientes de vulnerabilidade social, o esporte não é apenas uma atividade recreativa; é um incentivo para superar obstáculos em diversas áreas de suas vidas, além de uma oportunidade para absorver valores fundamentais, como autoconfiança, inclusão social, respeito ao próximo, amor, trabalho em equipe, comunhão e coletividade.

Nesse contexto, o projeto Dojo vai além do ensino de técnicas de defesa pessoal. A ação busca fortalecer a construção de amizades, moldar o caráter e permitir que crianças e adolescentes cresçam influenciados por sólidos princípios éticos. Na infância e na adolescência, esses fundamentos desempenham um papel crucial no desenvolvimento tanto de meninos quanto de meninas, capacitando-os a enfrentar os desafios da vida com confiança, respeito pelo próximo e um profundo senso de comunidade.

Após as sessões de treinamento de jiu-jítsu, o projeto Dojo promove oficinas de leitura que estimulam o pensamento crítico entre as crianças e adolescentes participantes. Essas atividades abordam questões relevantes e cotidianas, oferecendo um espaço seguro para expressar ideias, desenvolver habilidades sociais e refletir sobre temas importantes.

Oportunidade

Os números alarmantes de furtos e roubos no centro de São Paulo são uma preocupação crescente. Somente em janeiro e fevereiro de 2023, por exemplo, 4.625 celulares foram furtados na região, ante um total de 14.627 em todo o município. No ano de 2022, 10.224 aparelhos foram furtados no centro de São Paulo, de um total de 202.027 na cidade. Assim, o primeiro bimestre de 2023 registrou quase metade do total de furtos na região central em 2022, o que confere a projetos como o Dojo um papel crucial nos esforços pela redução desses números alarmantes, oferecendo alternativas construtivas e oportunidades para jovens em situações de vulnerabilidade.

Com o projeto Dojo, a Compassiva está determinada a fortalecer suas comunidades locais, permitindo que crianças e adolescentes se desenvolvam como cidadãos conscientes, empáticos e responsáveis. Para a entidade, investir no desenvolvimento integral da juventude contribui significativamente para a construção de um futuro mais seguro e próspero para todos.

Para obter mais informações sobre o projeto Dojo e como se envolver e apoiar essa causa inspiradora, acesse o link do projeto.

COMPASSIVA Newsletter

Receba as últimas notícias por email!