O que a Coreia do Sul, o Japão e Taiwan possuem em comum com a Compassiva? – parte 1


Três comércios do bairro da Liberdade, representando três países diferentes da Ásia, apoiam a Campanha de Natal da Compassiva.


Este ano, três novos parceiros juntaram-se a Campanha de Natal da Compassiva! O diferencial é que estes três parceiros são restaurantes da região da Liberdade, bairro em que a Compassiva também está localizada.

O bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo, é conhecido como o bairro japonês, pois foi o lar de inúmeros japoneses, logo no início de sua migração no Brasil.

Na década de 1960, as ruas do bairro ganharam estética japonesa com a instalação das lanternas Suzurantõ, sendo hoje um dos ícones do maior bairro oriental do país. Mas além dos japoneses os coreanos e chineses também migraram para a região ao longo dos anos.

E é nesse cenário que a Compassiva está inserida: em um contexto de migração de povos asiáticos, mas também de brasileiros provenientes da região Norte e Nordeste do país, que têm buscado melhores condições de trabalho e moradia, mas que muitas vezes encontram-se em dificuldade de achar tais oportunidades e acabam por morar em lugares insalubres e não conseguem emprego formal e digno.

Este ano, a Compassiva buscou visibilidade e parceria entre os comércios da região, pois entendemos que, além de atuarmos na integração de pessoas que estão fugindo de guerras e perseguições, provenientes de uma nova onda migratória, desta vez, vindas de países como Afeganistão, Síria, Palestina, Egito, Marrocos e outros povos do Oriente Médio e do Norte da África.

Também temos trabalhado pela integração de pessoas vindas da Venezuela que têm enfrentado enormes dificuldades devido a crise econômica em seu país e, com isto, buscado um novo recomeço no Brasil.

Mas por estamos localizados na região central de São Paulo, atuamos também com o desenvolvimento de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e buscamos transmitir valores fundamentais a esses jovens, para que influenciados por princípios éticos e estimulados a desenvolver um pensamento crítico, eles não sejam atraídos para a criminalidade.

E é nesse clima de diversidade cultural, que gostaríamos de apresentar à vocês um pouco da história dos nossos três parceiros asiáticos, além de encorajá-los a experimentar seus deliciosos pratos, é claro!

Conheçam a história do primeiro parceiro:

🇰🇷 DABOK

Rua Américo de Campos, 92

Fany é formada em Gastronomia, mas antes cursou dois anos em Administração em Comércio Exterior, até que resolveu deixar essa área por entender que não gostaria de atuar profissionalmente nela. Em 2015, Fany passou seis meses estudando gastronomia na Coreia do Sul, país que sua família descende.

Seus pais já possuíam negócios na área alimentícia, mas ela não havia se envolvido efetivamente com os negócios de sua família. Mas decidiu empreender, quando em 2018 seu pai faleceu.

Seus pais se conheceram, casaram e moraram no Paraguai por 15 anos até que decidiram migrar para o Brasil, em 1997, em busca de novas e boas oportunidades para a família.

“Na época com 300 dólares, 10 malas e 3 crianças decidiram migrar. Ninguém falava a língua e eles se viravam com o espanhol. Mas aceitaram a ajuda de alguns brasileiros, que acabaram roubando o pouco dinheiro que tínhamos. A partir daí, fomos vivendo e sobrevivendo e chegamos até aqui” – relata Fany.

O pai de Fany sempre quis ter um comércio no bairro da Liberdade, mas eles não tinham muitas condições para arriscar. Porém, depois do falecimento de seu pai, o irmão de Fany e ela entraram nos negócios da família. Buscando por inovações, melhorias e novas oportunidades eles conseguiram levar o DABOK para o bairro da Liberdade, honrando a história e em memória de seu pai.

Sobre o cardápio do DABOK, Fany explica: O nosso conceito é comida coreana caseira, comida que a minha avó paterna sempre fazia para gente.

Para ela o bairro possui grande riqueza, mas toda essa riqueza poderia ser melhor aproveitada se todos aqueles que compõem o bairro fossem mais unidos, mas não somente os comerciantes e moradores, como também os diversos turistas que passam pelo bairro da Liberdade diariamente.

Siga o instagram do DABOK: @dabok_factory


O que a Coreia do Sul, o Japão e Taiwan possuem em comum com a Compassiva? parte 1 | parte 2 | parte 3


Conheça nossa Campanha de Natal Compassiva! Sua contribuição ajudará centenas de famílias refugiadas, migrantes e brasileiras atendidas pela Compassiva em 2023! Acesse o link: https://natal.compassiva.org.br e seja um doador recorrente.

COMPASSIVA Newsletter

Receba as últimas notícias por email!