O que a Coreia do Sul, o Japão e Taiwan possuem em comum com a Compassiva? – parte 3


Três comércios do bairro da Liberdade, representando três países diferentes da Ásia, apoiam a Campanha de Natal da Compassiva.


Este ano, três novos parceiros juntaram-se a Campanha de Natal da Compassiva! O diferencial é que estes três parceiros são restaurantes da região da Liberdade, bairro em que a Compassiva também está localizada.

O bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo, é conhecido como o bairro japonês, pois foi o lar de inúmeros japoneses, logo no início de sua migração no Brasil.

Na década de 1960, as ruas do bairro ganharam estética japonesa com a instalação das lanternas Suzurantõ, sendo hoje um dos ícones do maior bairro oriental do país. Mas além dos japoneses os coreanos e chineses também migraram para a região ao longo dos anos.

E é nesse cenário que a Compassiva está inserida: em um contexto de migração de povos asiáticos, mas também de brasileiros provenientes da região Norte e Nordeste do país, que têm buscado melhores condições de trabalho e moradia, mas que muitas vezes encontram-se em dificuldade de achar tais oportunidades e acabam por morar em lugares insalubres e não conseguem emprego formal e digno.

Este ano, a Compassiva buscou visibilidade e parceria entre os comércios da região, pois entendemos que, além de atuarmos na integração de pessoas que estão fugindo de guerras e perseguições, provenientes de uma nova onda migratória, desta vez, vindas de países como Afeganistão, Síria, Palestina, Egito, Marrocos e outros povos do Oriente Médio e do Norte da África.

Também temos trabalhado pela integração de pessoas vindas da Venezuela que têm enfrentado enormes dificuldades devido a crise econômica em seu país e, com isto, buscado um novo recomeço no Brasil.

Mas por estamos localizados na região central de São Paulo, atuamos também com o desenvolvimento de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e buscamos transmitir valores fundamentais a esses jovens, para que influenciados por princípios éticos e estimulados a desenvolver um pensamento crítico, eles não sejam atraídos para a criminalidade.

E é nesse clima de diversidade cultural, que gostaríamos de apresentar à vocês um pouco da história dos nossos três parceiros asiáticos, além de encorajá-los a experimentar seus deliciosos pratos, é claro!

Conheçam a história do terceiro parceiro:

🇹🇼 CASA 212

Rua Fagundes, 212

Senhor Ming chegou no Brasil em 1987, após alguns membros de sua família terem migrado para cá. Todos vieram em busca de uma condição financeira mais favorável. Desde então, com muitos altos e baixos, senhor Ming construiu uma família e têm levado uma vida com uma mistura de Taiwan e Brasil.

“Comecei a empreender logo que cheguei ao Brasil. Trabalhei em diversos ramos, desde venda de espetinhos, a escola infantil e restaurante. A escolha de empreender veio mais por uma necessidade de crescer financeiramente e sustentar a família. É um tipo de trabalho que embora desafiador, tem espaço para todos e é rico em oportunidades” – relata senhor Ming.

A Casa 212 é um restaurante pequeno de comida taiwanesa, eles o chamam de 小吃 (comida simples, caseira e afetiva). A Liberdade é um bairro que vivi e trabalhei por muitos anos e querendo ou não carrega de forma muito forte e característica a cultura asiática. Nenhum outro lugar faz mais sentido e traz mais clientes interessados em nossa culinária do que a Liberdade – complementa senhor Ming.

E os desejos para os próximos anos? Espero que o bairro cresça ainda mais nos próximos anos. Espero que o comércio desça mais para o lado do nosso restaurante e espero que as ruas sejam mais estruturadas para receber mais gente de forma organizada, limpa e segura, finaliza senhor Ming.

Agradecemos aos três parceiros em nossa Campanha de Natal! Juntos temos buscado trazer vida, alegria, esperança e novos recomeços para as pessoas que moram no bairro da Liberdade, mas também aos que nos visitam diariamente.

Um Feliz Natal à todos!

Siga o instagram da CASA 212: @casa212.liber


O que a Coreia do Sul, o Japão e Taiwan possuem em comum com a Compassiva? parte 1 | parte 2 | parte 3


Conheça nossa Campanha de Natal Compassiva! Sua contribuição ajudará centenas de famílias refugiadas, migrantes e brasileiras atendidas pela Compassiva em 2023! Acesse o link: https://natal.compassiva.org.br e seja um doador recorrente.


COMPASSIVA Newsletter

Receba as últimas notícias por email!