LAR – LEVANDO APOIO AO REFUGIADO

LAR – LEVANDO APOIO AO REFUGIADO

O programa Levando Apoio ao Refugiado (LAR) foi criado para responder às necessidades mais básicas e urgentes de refugiados e solicitantes de refúgio sírios em solo brasileiro, em particular na cidade de São Paulo. Seu objetivo é amparar essas pessoas enquanto elas reconstroem as suas vidas em um novo país, proporcionando não somente um lugar seguro, mas também um ambiente de aprendizado e convivência. O LAR tem várias frentes:

 

• Curso de Português
A primeira barreira com a qual os sírios se deparam ao chegar ao Brasil é o idioma, e é a que leva mais tempo para ser superada. Por isso, o LAR oferece cursos de português gratuitos para estes refugiados como resposta à essa necessidade crescente.

Atualmente, as turmas são divididas por níveis e ainda conseguimos manter salas somente para as mulheres árabes, sendo todas as aulas ministradas na sede da Compassiva.

 

• Assistência Jurídica
Embora o Brasil seja o país que mais recebe refugiados sírios na América Latina (fonte: ACNUR) e tenha desburocratizado a emissão de vistos, o processo de regularização de documentos pode levar meses para ser concluído.  Trabalhamos independentemente e em parceira com outras OSCs para apoiar os refugiados neste processo, por exemplo acompanhando-os até a Polícia Federal, e também participando de encontros e palestras da sociedade civil voltadas para a melhoria desses serviços públicos.

 

Em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), conseguimos viabilizar a revalidação de diplomas de refugiados de diferentes nacionalidades. Nossa equipe acompanha o processo desde a aplicação inicial até o reconhecimento oficial eventual da profissão em solo brasileiro. Também atuamos com patrocínio de causas previdenciárias (LOAS) e prestamos orientação jurídica empresarial e trabalhista. Em casos de dúvidas com questões como férias, verbas rescisórias, licença maternidade e outros assuntos da área, o refugiado pode solicitar auxílio gratuito aos nossos advogados e voluntários.

 

Revalidação de diplomas: revalidacao@compassiva.org.br

 

• Empregabilidade
Uma das principais demandas dos refugiados é a conquista de empregos que proporcionem estabilidade e independência financeira. Boa parte dos sírios que chegam ao Brasil já possuem diplomas e qualificação profissional, mas ainda têm que superar barreiras que impedem a sua inserção no mercado de trabalho brasileiro.

 

A primeira delas é a dificuldade com o idioma, mas o nosso curso gratuito lhes permite superar esta barreira para novas oportunidades começarem a surgir. O LAR auxilia os refugiados a encontrarem empregos que estejam de acordo com suas qualificações, oferecendo assistência com tradução de currículos, cadastro em sistemas de recrutamento online, busca por vagas e interlocução com possíveis empregadores.

 

• Amparo
Além da independência financeira e do aprendizado do idioma, o cuidado dedicado aos refugiados sírios abrange também sua inserção e integração na sociedade brasileira, tendo em vista seu bem-estar físico e emocional. Sendo assim, o programa criou uma equipe de “Amparo”, responsável por quatro necessidades básicas: saúde, alimentação, moradia e integração social.

 

Em relação a área da saúde, através do projeto Cordão de Afeto oferecemos suporte à mulheres grávidas no pré-parto, parto e pós-parto. Contribuindo para o físico, emocional e informativo através de um cuidado acolhedor e afetivo, sendo uma intervenção positiva para a mulher, o recém-nascido, familiares e comunidade. Realizamos também, eventos semestrais oferecendo atendimento gratuito de médicos voluntários qualificados. Também oferecemos doações de cestas básicas às famílias mais necessitadas, e auxiliamos no processo altamente burocrático de encontrar uma moradia.

 

Por fim, damos suporte para a inserção social e cultural dos refugiados na comunidade brasileira, ajudamos as famílias a se cadastrarem em programas sociais governamentais e promovemos passeios e eventos externos como uma oportunidade de lazer e descontração, reforçando os vínculos entre os refugiados e os voluntários, visto que com estes, muitas vezes, são criados os primeiros laços pelos sírios em nosso país.

 

 

Atividades:
Aulas de Português (noite): Segunda, Quarta e Sexta-feira das 19h às 20h30h
Aulas de Português para Mulheres (manhã): Segunda e Quarta-feira das 9h30 às 11h

COMPASSIVA Newsletter

Receba as últimas notícias por email!