AGOSTO DOURADO: Mês dedicado ao incentivo ao aleitamento materno e ao engajamento paterno

A Semana Mundial de Aleitamento Materno SMAM (1 a 7 de agosto) faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança.

Os temas sempre estão ligados com questões atuais e importantes para a saúde materno-infantil e, desde 2016, está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – essas ODS são importantes e urgentes para a manutenção de nossa vida na terra.

O Aleitamento Materno é uma prática que ajuda o combate à fome, segurança alimentar, alcance de saúde, entre outros. Observando a importância do aleitamento, o tema da SMAM deste ano foi Empoderar mães e pais, favorecer a Amamentação. Hoje e para o futuro!

Segundo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS): o melhor alimento para o bebê é o leite materno, e a orientação é que ele seja o alimento exclusivo até os seis meses de vida do bebê. No entanto, a amamentação nem sempre é um processo fácil. Além das dificuldades que podem ocorrer nesse período, há muitos mitos e informações erradas circulando sobre essa prática, tão importante para a conexão entre mãe e bebê e para a saúde da criança.

Por isso, a Sociedade Brasileira de Pediatria este ano, preparou uma ação para estimular os homens no apoio ao aleitamento materno, além de ressaltar a importância do pediatra também promover o fomento à amamentação materna.

“Neste ano, além de reforçar o papel da mãe e a importância do leite materno para o bebê, a SBP quer estimular o pediatra a chamar o pai a participar cada vez mais desse processo. O homem deve conhecer os detalhes da importância de amamentar, assumir tarefas e respeitar o tempo da mulher e seus sentimentos, apoiando a lactação. São partes que compõem um todo e vários estudos têm demonstrado que o apoio do pai é fundamental na amamentação do bebê”, destaca a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

A campanha da SBP, além da sensibilização dos homens, quer também promover a reflexão entre os pediatras sobre como tem sido seu papel no fortalecimento dessa prática no País. “Queremos que pensem a respeito de sua atuação em prol do aleitamento materno dentro e fora dos consultórios”, destacou dra Luciana Rodrigues Silva, que detalhou que, com esse objetivo, ao longo de agosto, serão compartilhados relatos sobre a experiência no site da entidade (www.sbp.com.br).


Sites de referências:

  1. https://portal.fiocruz.br/amamentacao
  2. http://www.aleitamento.com
  3. https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/
  4. https://www.sbp.com.br
  5. http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45633-saude-lanca-campanha-amamentacao-e-amplia-rede-de-assistencia

 

*Imagem utilizada na matéria pertence a campanha do Ministério da Saúde do Brasil.

COMPASSIVA Newsletter

Receba as últimas notícias por email!