Primeiros Passos no Brasil: Saiba como ajudar refugiados na regularização de seus documentos

A Compassiva preparou 7 dicas para ajudar refugiados, em seus primeiros passos, na sociedade brasileira. Desde a solicitação do Registro Nacional Migratório (RNM) até a abertura de conta bancária. Confira e compartilhe essas informações:

1 – RNM (REGISTRO NACIONAL MIGRATÓRIO)

Fazer o cadastro no Sisconare, preencher os formulários e agendar a entrevista na Polícia Federal (atendimento de 20 pessoas sem agendamento por dia). O protocolo sai no dia da entrevista.
Documento necessário: Passaporte
Link: aqui

2 – CPF (CADASTRO DE PESSOA FÍSICA)

Preencher o formulário no site da Receita Federal e gerar o protocolo. Anexar o protocolo de pedido do CPF, o protocolo de RNM, o passaporte e enviar uma selfie segurando um documento com foto. Enviar por e-mail e aguardar até 15 dias para obter uma resposta por e-mail.
Documentos necessários: RNM ou protocolo de RNM
Link: aqui
E-mail: atendimentorfb.08@rfb.gov.br

3 – CHIP DE CELULAR

Ir a uma loja de telefonia móvel e solicitar um chip de celular. Ativar o chip na própria loja, para evitar qualquer dúvida posteriormente.
Documentos necessários: documento com foto, CPF e comprovante de endereço

4 – CARTÃO SUS

Ir à uma UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e solicitar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). O cartão fica pronto no mesmo dia.
Documentos necessários: documento com foto, número de telefone, CPF e comprovante de endereço

5 – BILHETE ÚNICO

Entrar no site da SPTrans, preencher o formulário e encaminhar uma foto. Se for aprovado, retirar o bilhete único em qualquer terminal de ônibus.
Documentos necessários: RNM, CPF e foto 3X4
Link: aqui

6 – CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL

Baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Criar uma conta no (gov.br) e seguir o passo a passo. A carteira de trabalho fica pronta na hora via aplicativo.
Documentos necessários: RNM ou protocolo de RNM, CPF e número de telefone
Link: aqui

7 – CONTA BANCÁRIA

Ir ao banco desejado e pedir a abertura da conta. A conta é aberta na hora e o cartão chega entre 15 a 20 dias úteis. Atentar-se quanto as taxas cobradas pelos bancos!
Documentos necessários: RNM ou protocolo de RNM, CPF, número de telefone, comprovante de endereço e comprovante de renda (se não possuir, o próprio banco poderá fazer um contrato informal)

Baixe aqui o arquivo Primeiros Passos no Brasil, da Compassiva.

Mais informações, você pode acessar: Help Brasil, site do ACNUR.

COMPASSIVA Newsletter

Receba as últimas notícias por email!