O fortalecimento da família e o bem-estar da criança

“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. Esse provérbio africano, difundido entre educadores, nos faz pensar em como uma comunidade bem estruturada impacta na vida das crianças e adolescentes. 

Na história da Compassiva, atuamos diretamente com crianças. Já realizamos ações com esse público em situação de rua, com treinos de futebol e aulas de dança. 

Atualmente, temos o projeto Dojo, de aulas de jiu-jítsu para adolescentes da comunidade no bairro da Liberdade, e uma parceria com o Projeto Guri, que proporciona aulas de música para crianças e adolescentes. Também realizamos o projeto Cordão de Afeto, com gestantes e recém mães, que beneficia a primeiríssima infância. 

No entanto, todas as nossas ações contribuem com o bem-estar das crianças e adolescentes, pois, promovemos a qualidade de vida das famílias, sejam dos moradores da Liberdade ou de refugiados em São Paulo.

“Se a Compassiva está distribuindo cestas básicas, dando aulas de português para refugiados, fazendo encaminhamento para empregos, realizando doações, tudo isso está ajudando a fortalecer o ambiente da casa e está tornando, consequentemente um ambiente melhor para as crianças que moram nela”, afirma Caetano Pinilha, coordenador de projetos da Compassiva.

Ele cita um exemplo. Há poucas semanas foram doados uma cama, geladeira, fogão e televisão para uma família formada por uma mãe solo de três crianças, que já participou das Oficinas Transformadoras que realizamos. “Essa doação proporcionou que a casa ficasse melhor, mais segura, mais aconchegante. Então, tudo isso ajuda a fortalecer e ajuda as crianças a terem mais qualidade de vida”, conta.

Por isso, é importante ressaltar que para mudar a trajetória de vida de uma criança ou adolescente, beneficiar sua família, melhorar o lugar onde ela mora e contribuir para o bem-estar de seus cuidadores é essencial para que ela se desenvolva plenamente.

Que neste próximo Dia das Crianças, possamos nos inspirar e nos mobilizar, em comunidade, para impactar famílias inteiras.

COMPASSIVA Newsletter

Receba as últimas notícias por email!