Professores da Compassiva participam de cursos na Torre de Babel Idiomas

Em prol da melhoria do ensino do português aos refugiados árabes, voluntários da Compassiva participaram de minicursos na sede da Torre de Babel

Há mais de 30 anos no mercado brasileiro, a Torre de Babel Idiomas já conquistou seu espaço e se tornou referência quando o assunto é dar aulas de línguas e capacitar quem ensina. A empresa, chefiada por Susanna Florissi, é conhecida pelo ensino de português a estrangeiros e conta com uma equipe de 17 professores à frente das diferentes aulas, além de ter publicações próprias.

Tamanha experiência na área, competência e preocupação com o ensino da língua despertou o interesse da coordenadora do nosso curso de português para refugiados árabes, Patrícia Bernardes. Feito o contato, surgiu a oportunidade dos professores voluntários da Compassiva poderem fazer minicursos com 50% de desconto e ainda recebemos doação de material para capacitação do time.

“A proposta dos treinamentos que oferecemos vai além de capacitar a pessoa que irá ensinar nossa língua, envolve a troca de contatos e a inserção em uma rede de networking que, muitas vezes, é de grande utilidade para o professor. E mesmo que, no caso de vocês, sejam voluntários a ensinar, não deixam de ser profissionais sérios a desenvolver a atividade, fomentando o ensino do português e, por isso, precisam estar aptos para tal”, salienta Susanna, acompanhada por Maria Lucia Carbone Versa, coordenadora de cursos na instituição.

A proposta foi bem recebida pela equipe e já tivemos representantes nos cursos: “Como elaborar materiais autênticos para aulas de português para estrangeiros”, do qual oito professores nossos participaram, e “Fonética em Aulas de Português como Língua Estrangeira”, em que dez aderiram.

Jéssica Oliveira, professora voluntária na Compassiva desde o início deste ano, participou do primeiro curso e conta o quanto a ajudou a perceber que alguns itens, aparentemente simples e rotineiros, fazem uma enorme diferença no aprendizado do português.

“Trabalho voluntário é doação de amor, investir nosso tempo é algo importante, mas precisa ser um tempo de qualidade. A primeira ferramenta já temos, que é a nossa língua; agora, precisamos aprimorá-la e aprender a ensinar. Eu não conhecia a Torre de Babel e não fiz nenhum curso parecido com esse. Acredito que seja muito válido a todos os professores passarem por uma experiência assim”, afirma.

Para os próximos cursos fica a expectativa que cada vez mais professores abracem essa oportunidade. Para saber mais sobre a Torre de Babel Idiomas e os cursos que oferecem, acesse o site.

COMPASSIVA Newsletter

Receba as últimas notícias por email!