Compassiva participa do Workshop Planet Youth

Em novembro, a Compassiva marcou presença no Workshop Planet Youth, realizado na Universidade de Reykjavik, na Islândia, entre os dias 13 a 15. O evento teve como intuito fornecer uma visão geral do modelo islandês de prevenção ao uso de substâncias, extensamente pesquisado e que, ao ser aplicado, logrou o êxito de diminuir de 65% para 5% a taxa de jovens que consomem álcool, tabaco e até mesmo drogas.

A assertividade da abordagem preventiva desenvolvida no país deu tão certo que tem sido estudada por países do mundo todo e já é replicada em outras cidades e regiões fora da Islândia, como Bucareste, na Romênia, e Tarragona, na Espanha.

A Compassiva, na pessoa do presidente André Leitão, foi custeada para ir conhecer de perto a realidade do programa e suas práticas devido à relevância do assunto no contexto em que atuamos com a comunidade, jovens e adolescentes, no centro de São Paulo. E para sabermos como foi essa participação e o que renderá dela por aqui, nada melhor do que o parecer de quem esteve por lá. Leia o relato abaixo e fique por dentro!

“Sem dúvida foi um período enriquecedor, uma excelente oportunidade de conhecermos a metodologia e as práticas desenvolvidas após os longos anos de pesquisa feitas pela Universidade que proporcionaram o desenvolvimento de um extenso planejamento de como ajudar crianças e adolescentes a se absterem ou adiarem a escolha por substâncias ilícitas neste período da vida.

Um grande destaque do programa é a ênfase que dão ao trabalho em conjunto, há muita pesquisa embasando as ações, mas o trabalho com as famílias e a comunidade em termos de esporte e cultura e, claro, o apoio e parceria do governo nessa frente através das políticas públicas; tudo isso trabalhado junto é que responde pelo sucesso que têm alcançado sob esse tema.

Participar do Workshop Planet Youth mostrou que é possível um programa bem estruturado fazer a diferença de forma transcultural, pois o o foco é a orientar a decisão do indivíduo (crianças e adolescentes) com o apoio da família, da comunidade, da escola e das políticas públicas, ele não estará sozinho. É uma verdadeira frente para ajudá-lo a passar por essa fase até que possa fazer escolhas maduras e centradas para sua vida.

É claro que temos que levar em conta nossas diferenças sociais e estruturais quando falamos de Brasil e Islândia, mas esse é um segundo passo a ser dado. Primeiro, temos que coletar dados, sentar com autoridades competentes e públicos de interesse para que possamos, a partir do modelo Planet Youth, tomarmos o que deu certo por lá como exemplo e moldarmos o nosso próprio programa, adaptado ao contexto em que estamos inseridos.

O certo é que a experiência foi extramente positiva e, nos trouxe sim, mais ânimo, ideias e orientação de como agir em nossa realidade para que continuemos a atuar com o tema em nossas frentes comunitárias, como o Crianças em Ação, o Esportes e demais atividades que desenvolvemos e pretendemos implementar para assistir as crianças e adolescentes que estão entorno da sede da Compassiva. Em 2018, já esperamos ter novidades concretas nesse sentido”, conta e finaliza André.

 

COMPASSIVA Newsletter

Receba as últimas notícias por email!