Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados pela Revista Crescer, entre março e outubro de 2019, foram realizados cerca de 18 mil atendimentos em crianças e adolescentes de até 15 anos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), vítimas de acidentes domésticos.
Já em 2020, no mesmo período, o número passou dos 39 mil, representando um aumento de cerca de 112%, durante a pandemia do covid-19.
De acordo com o Criança Segura Brasil, esse tipo de acidente é a principal causa de óbito entre crianças de 1 a 14 anos. Quedas, sufocamentos, queimaduras, afogamentos e intoxicações são os mais comuns.
Buscando capacitar as famílias dos atendidos pelo Dojo – projeto da Compassiva que oferece oficinas de jiu-jitsu e rodas de leitura para crianças e adolescentes do bairro do Glicério, convidamos a Jéssica de Oliveira Silveira, médica pediatra, para ministrar a palestra Primeiros Socorros na Pediatria: Prevenção de Acidentes Domésticos, que foi realizada dia 13 de agosto, na Compassiva, com duração de 1h 30 min.
Estar atento a esta necessidade traz segurança para a criança e sua família, não apenas quando acontece algum acidente, mas principalmente visando a importância de preveni-lo, como um meio eficaz para salvar vidas.
Durante a palestra a interação foi muito positiva! As famílias e crianças presentes perceberam a importância de se capacitarem e terem um momento mensal, com temas específicos às necessidades baseadas em seu contexto.
Jéssica de Oliveira Silveira é médica pediatra, formada pela Universidade do Estado do Pará
Graduação Sanduíche em Ciências Biológica pela Universidade da Califórnia – Irvine
Pediatra pelo Hospital Infantil Darcy Vargas
Intensivista Pediátrica pelo Hospital Israelita Albert Einstein
Pós-graduada em Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital Israelita Albert Einstein
Certificação internacional de Suporte Avançado de Vida em Pediatria
Certificação Internacional de Suporte Avançado de Vida em Áreas remotas