Guri: uma história de sucesso

Toda segunda, quarta e sexta-feira, a sede da Compassiva se enche de música.

O Programa Guri é um programa sociocultural que oferece uma gama de aulas de música gratuitas para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos que, de outro modo, não poderiam acessar tais oportunidades.

O programa é gerido pela Santa Marcelina – Organização Social de Cultura, e foi lançado em 2008 com o auxílio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Em 2014, o Guri mudou um dos seus polos para a sede da Compassiva. Ele continuou oferecendo aulas para alunos antes já matriculados, e abriu vagas para crianças morando no bairro onde a Compassiva está localizada.

Com a missão de promover a inclusão sociocultural, o Guri vai além de buscar a excelência musical. Também oferece serviços sociais para as crianças e adolescentes e suas famílias. Para os que se encontram vivendo em situações de vulnerabilidade, este suporte é vital e pode agir como uma medida preventiva, assim como ocasionar mudanças positivas.

A menina dos olhos do Programa Guri é suas orquestras, que oferecem apresentações prestigiosas e exibem o talento das crianças e adolescentes servidos. Os mais talentosos até conseguem perseguir a carreira musical, obtendo bolsas e participando de intercâmbios.

O valor deste projeto e seu potencial para transformar vidas são exemplificados pelo ex-aluno Matheus Posso.

10 anos atrás, quando o Matheus começou a estudar no Guri com a idade de 13 anos, ele nunca teria adivinhado onde ele acabaria.

Depois do Guri, ele começou a estudar na Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, antes de passar no vestibular da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Contudo, depois de um ano e meio de estudos na faculdade, tudo mudou quando um professor da Áustria visitando o Brasil o identificou como um candidato potencial para a prestigiosa Universidade Mozarteum.

Ele passou nos testes com grande sucesso e em 2015, mudou para Salzburgo, Áustria: o local de nascimento do Mozart (e, claro, cenário do musical estadunidense A Noviça Rebelde – The Sound of Music em inglês). Um violoncelista de sucesso, agora ele está no quarto ano da sua graduação lá.

‘O Guri me fez abrir a minha mente para muitas coisas,’ ele explica.

Foi o Guri que o ajudou a descobrir e desenvolver seu talento e sua paixão musicais. Também foi através do Guri que ele encontrou o Instituto Elga Marte, que patrocina seus estudos na Áustria.

 

Seu patrocínio também o permite voltar para São Paulo uma vez por ano para visitar a sua família. Sua mãe, Joseli, trabalha no Guri faz 5 anos. Tendo presenciado o impacto do projeto na vida do seu próprio filho, ela continua servindo num outro polo.

‘Nem sei o que seria sem o Guri,’ ela comenta.

O Mateus destaca o efeito positivo que o Guri tem, tanto em vidas individuais, quanto na cidade de São Paulo como um todo. Acredita que entregar um instrumento a uma pessoa reduz a vulnerabilidade social dela, gerando frutos para a sociedade inteira.

‘Isso é realmente muito importante para as crianças de hoje em dia, para as crianças do futuro, para as crianças da minha época que há dez anos também estudavam a música.

‘Este programa está fazendo uma revolução nas crianças das periferias de São Paulo – até nas zonas mais ricas de São Paulo – porque eu acho que quando você tem um instrumento você não quer guerra com ninguém, você realmente só quer tocar e mostrar sua música, mostrar seu talento e mostrar o que você tem de você.’

Ele enfatiza sua gratidão pelas oportunidades que ele tem tido, por onde ele está e pelo fato de que ele já visitou mais de 15 países por causa da música; tudo é o resultado da base que ele recebeu no Guri.

‘Só tenho a agradecer, e o que tenho a falar para todos vocês é: continuem com este projeto, porque é a coisa mais rica que tem.’

Que privilégio poder ser parceiro deste projeto e disponibilizar suas oportunidades incríveis para crianças e adolescentes servidas pelos outros projetos da Compassiva.

Que muito mais alunos possam seguir as pegadas do Matheus!

 

 

COMPASSIVA Newsletter

Receba as últimas notícias por email!