Coleção de camisetas da Compassiva

Acreditamos que cada cidadão deve sempre buscar as melhores opções ao adquirir um novo produto. Não basta escolhermos um produto apenas por suas características estéticas ou funcionais, precisamos nos questionar, antes de comprarmos algum item: “Como este produto foi feito?”, “Quem fez este produto?”, “Quanto tempo este produto durará?” ou Como poderei descartar este produto?”.

São perguntas aparentemente simples, porém elas nos ajudam a compreender um pouco como a sociedade, as empresas, as marcas, as organizações e o governo podem se comprometer, seja na concepção e desenvolvimento de um novo produto, mas também em sua venda e em seu descarte.

Pensar em uma sociedade mais justa e com mais oportunidades para todas as pessoas, com menos poluição e menos desperdício, também passa pelas nossas escolhas de consumo.

Pensando nisso, a Compassiva criou uma coleção de camisetas, chamada Vista uma Causa. É uma coleção limitada, com três modelos diferentes e seis opções de tamanhos. Ao iniciar este projeto, a Compassiva pensou em juntar três pilares importantes: a sustentabilidade, o comércio justo e o negócio social.

1. Sustentabilidade: por que escolhemos o algodão orgânico?

Devido a grande demanda pela fibra do algodão, a agricultura tem utilizado agrotóxicos e pesticidas cada vez mais danosos à nossa saúde, ao solo, aos animais e aos próprios agricultores causando, muitas vezes, danos irreversíveis.

Além disso, ao fabricar uma camiseta em algodão orgânico, estima-se uma economia de 90% de água potável, se compararmos a confecção de uma camiseta em algodão convencional.

1 camiseta de algodão convencional utiliza cerca de 2.750 litros de água
1 camiseta de algodão orgânico utiliza cerca de 275 litros de água ¹

2. Comércio justo: a escolha da empresa para a confecção das camisetas

Nas últimas décadas, nossa sociedade tem apenas nos estimulado a consumir, mas não tem contribuído para que questionemos nossas intenções de compra. Tampouco tem nos ajudado a entender a origem de cada matéria-prima utilizada, antes de adquirirmos algum bem de consumo.

Dificilmente sabemos se algum produto que adquirimos contribuiu, de maneira direta ou indireta, com relações de trabalho análogas a escravidão ou se esgotaram recursos naturais, fazendo com que áreas sejam devastadas ou rios poluídos.

Por isso, a Compassiva buscou uma empresa que unisse a preocupação com o meio ambiente e com as pessoas em situação de vulnerabilidade social – para esta coleção produziu com a Panosocial: “a empresa promove a ressocialização de ex-detentos, empregando-os em sua rede de produção, utilizando matéria-prima ecológica e processos produtivos sustentáveis”.

3. Negócio social: todo lucro reinvestido nos projetos da Compassiva

Como uma organização da sociedade civil, todos os projetos que oferecemos às pessoas em vulnerabilidade social são totalmente gratuitos.

Visando uma forma criativa de gerar mais recursos para a organização, para dar continuidade e ampliar nossos atendimentos, criamos esta coleção de camisetas limitadas ². Todo o lucro com a venda dessas camisetas será reinvestido nos projetos da Compassiva!

Negócios sociais: unem o dinamismo do business tradicional, com a consciência da filantropia
Yunus Negócios Sociais

Além de contribuir com a redução da reincidência criminal, por meio da geração de novos empregos, a Compassiva estendeu seu compromisso para com o meio ambiente, escolhendo matérias-primas amigas da natureza.

Com a venda dessas camisetas, a Compassiva continuará atuando em prol das pessoas atendidas diariamente por seus projetos.

Acesse o site: loja.compassiva.org.br e garanta a sua!

 

 

 


¹ Dados fornecidos pela empresa Panosocial.
² Por ser uma coleção limitada, os modelos atuais não serão produzidos novamente.

COMPASSIVA Newsletter

Receba as últimas notícias por email!