Carta aberta de André Leitão, diretor presidente da Compassiva

Prezados amigos da Compassiva,

Em 2013, desembarcamos no Brasil depois de quatro anos trabalhando com refugiados no Cairo, Egito. Onde tive a oportunidade de criar e participar de um projeto de inclusão social para jovens e crianças refugiadas, por meio de atividades esportivas. Mas ao voltarmos para casa, eu e minha família, não tínhamos ideia do privilégio que teríamos em participar.

Em 2014, inauguramos oficialmente a Compassiva como uma ONG, que atenderia refugiados pelos próximos anos de sua existência. Nos últimos nove anos tive o privilégio de fazer parte de sua fundação, de presidir, por duas vezes, sua diretoria e servir como diretor executivo em todos estes anos. Tempos de grandes desafios para todos nós que trabalhamos no escritório, no desenvolvimento dos projetos, como voluntários e em tempo integral – assim como na estruturação e organização desta associação que fazemos parte.

Juntos, pudemos testemunhar o seu crescimento: de apenas dois colaboradores de tempo integral para mais de dez pessoas trabalhando em nossa equipe, juntamente com um voluntariado tão atuante e eficaz que tornou-se chave para a execução de todos os nossos projetos.

Despedida com apenas alguns colaboradores, mas a família Compassiva é grande!

Começamos atendendo sete refugiados e hoje temos a oportunidade de assistir centenas de famílias anualmente, além de participarmos de forma eficaz e impactante no advocacy pelos direitos dos refugiados e migrantes no Brasil.

Ainda temos muitos desafios pela frente! Há grande necessidade de aperfeiçoarmos nossa captação de recursos, administração e sustentabilidade. Porém, diversos desafios já foram superados e conquistados e eles enchem meu coração, e de minha família, de gratidão e alegria por fazer parte da jornada de construção da Compassiva. Uma jornada de imensa gratidão à Deus, à diretoria, à equipe administrativa, aos doadores e aos voluntários.

Hoje, consigo olhar para trás e ver todo o caminho traçado, por isso, vejo que é tempo de passar a direção desta organização que amo, para que outros possam continuar executando seus projetos e ampliando cada vez mais sua atuação.

André e Fátima Leitão, diretor presidente e sua esposa.

Por volta de um ano atrás, eu e minha família recebemos um convite para iniciar um projeto com refugiados em outro país. Nossa esperança é poder usar o que aprendemos durante anos de trabalho com refugiados em vários países e, nesses últimos anos, aqui no Brasil para desenvolver um projeto de acolhimento, que demonstre o amor de Deus àqueles que são forçados a deixar seus lares em busca de refúgio.

Assim, estou deixando a Compassiva rumo a este novo desafio. Gostaria de deixar meu agradecimento a todos que nos apoiaram nesses anos de trabalho e serviço ao próximo. Aprendemos muito e nos alegramos com todas as conquistas da Compassiva e daqueles que servimos, por meio de seus projetos. Em nosso coração, sempre faremos parte desta equipe e continuaremos apoiando à distância esta organização, da qual compartilhamos os mesmos valores e amor ao próximo.

Um grande abraço a todos! Até breve!

André Leitão

COMPASSIVA Newsletter

Receba as últimas notícias por email!