ALIMENTAÇÃO IMPORTA: Um retrato do prato brasileiro

 

De acordo com a última divulgação da Pesquisa de Orçamentos Familiares¹ a população brasileira consome em excesso os seguintes itens:

  • Açúcar: 61% da população
  • Sódio: 70% da população consome quantidades superiores ao valor máximo de ingestão tolerável
  • Gordura Saturada: 82% da população (maior do que 7% do consumo de energia)

 

Porém, menos de 10% da população consome as recomendações mínimas de frutas, verduras e legumes e 68% da população não consome a quantidade de fibras necessárias para uma dieta saudável.

Nas áreas urbanas, entre os grupos de alimentos estudados, o biscoito recheado destacou-se como um dos mais importantes marcadores de consumo não saudável, seguido pelos refrigerantes, doces, pizza e salgadinhos industrializados, principalmente entre os adolescentes.²

A subnutrição e a obesidade em um indivíduo gera diversos outros problemas de saúde: compromete sua expectativa de vida, gera deficiência no aprendizado e possibilita o desenvolvimento de doenças crônicas.

Através desses dados percebemos que a maioria da população brasileira possui um consumo alimentar pobre em nutrientes. Assim, em nosso projeto Dojo, além de ensinarmos o jiu-jitsu, também nos preocupamos em oferecer um lanche natural e saudável, contribuindo para que crianças e adolescentes mudem hábitos, descubram novos sabores e se nutram melhor após a prática esportiva.

Saiba mais sobre o projeto Dojo aqui e se desejar contribuir acesse: doe.compassiva.org.br e faça sua doação.

 


NOTAS:

¹ – A última Pesquisa de Orçamentos Familiares – Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil foi divulgada em 2011 pelo IBGE e foi realizada nos anos 2008-2009.

² – A última Pesquisa de Orçamentos Familiares – Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil foi divulgada em 2011 pelo IBGE e foi realizada nos anos 2008-2009.

COMPASSIVA Newsletter

Receba as últimas notícias por email!