7 filmes sobre infância e adolescência | #ECA30ANOS

Você lembra como é ser criança e adolescente? A perspectiva sobre a vida nestes períodos de desenvolvimento podem ser menosprezados pelos adultos, em tempos de dificuldades e grandes desafios e, até mesmo no cotidiano. 

O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) nos leva a considerar as necessidades e o pleno desenvolvimento das pessoas a partir da infância e da adolescência. 

Separamos uma lista de filmes para você assistir e recordar, imaginar e refletir sobre essas fases tão importantes da nossa vida.

1. O Começo da Vida (2016)

Passando pelos quatro cantos do mundo, o documentário faz uma análise aprofundada e um retrato dos primeiros mil dias de um recém-nascido, tempo considerado crucial pós-nascimento para o desenvolvimento saudável da criança. Veja onde assistir.

2. O Território do Brincar (2015)

O documentário assume o brincar infantil como narrativa que sustenta uma história na íntegra. Ao longo de vinte e um meses, diversas crianças e seus trejeitos, das variadas realidades do Brasil, foram representadas. Veja onde assistir.

3. Nunca Me Sonharam (2017)

O documentário mostra os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do ensino nas escolas públicas do Brasil. Veja onde assistir.

4. Pro Dia Nascer Feliz (2005)

Depoimentos de estudantes, sejam eles de colégios da rede pública ou particular, sobre medos e anseios no ambiente escolar. Adolescentes de 3 estados, de classes sociais distintas, falam de suas vidas na escola, seus projetos e inquietações. Veja onde assistir.

5. Tarja Branca (2015)

O documentário investiga as memórias infantis dos adultos e reflete sobre a importância do brincar em diferentes fases da vida e os impactos dessa escolha na vida social. Veja onde assistir.

6. Dádiva (2020) 

O curta-metragem retrata a rotina de uma família e seu afeto envolvido em torno da menina Maitê, que levanta a reflexão sobre o efeito de dar espontaneamente algo de muito valor a alguém. Assista.

7. O menino que não queria nascer (2013)

O curta-metragem conta, por meio do garoto Pedro, a trajetória dos direitos da infância e da adolescência até a aprovação do artigo 227 da Constituição, que resultou na criação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Assista.

COMPASSIVA Newsletter

Receba as últimas notícias por email!