Nosso tatame recebeu a presença de dois campeões do UFC, o já consagrado Minotauro e a atual promessa de cinturão Charles do Bronxs, na última quinta-feira, 21 de novembro. Os alunos compareceram em peso, e a ansiedade tomou conta de todos.
Ambos contaram um pouco sobre suas experiências pessoais de luta e superação, relatando sobre como o esporte os fortaleceu para serem melhores seres humanos a cada dia. Tivemos o privilégio de ter uma aula com dois campeões, e ficamos impressionados com suas técnicas e habilidades.
Cada adolescente pode lutar com eles e ficamos muito gratos com o carinho e atenção com que foram tratados. Uma frase do Minotauro soou bem forte para mim: “A cada dia que entro no tatame saio dele alguém diferente”.
Acompanhando as crianças e adolescentes durante esses dois anos de projeto, e também me submetendo às disciplinas e ensinamentos do jiu-jitsu, tenho comprovado isso: o esporte tem a capacidade de formar e trabalhar nosso caráter! Nos levando ao autoconhecimento, desenvolvendo a disciplina com o corpo e a mente. Além disso, contribui fortemente para as relações interpessoais, transmitindo o senso de respeito, cuidado e valorização do outro.
O esporte tem o potencial de quebrar as barreiras que nos separam e serve de ponte para nos unir.
É com isso em mente que cada aula, cada treino, cada evento, conversa, cada contato e cada aperto de mão tem sentido para nós da Compassiva. Pois com isso estamos contribuindo para que esses jovens saiam do tatame a cada dia alguém melhor para a vida!
Caetano Pinilha é coordenador do projeto Dojo.