Promovendo o aprendizado e a disciplina além do tatame

O Dojo é um dos projetos da Compassiva que possibilita o contato de jovens e crianças com o esporte, nesse caso específico, o jiu-jitsu. A prática de exercícios físicos, como você deve saber, possui benefícios tanto para a saúde física quanto mental. Isso, por si só, já renderia bem estar, foco e saúde de qualidade. Não é pouca coisa, mas quando estamos envolvidos em melhorar o futuro, podemos ir ainda mais longe, e esse é o nosso foco. Desde o início, pensamos em participar da vida dos alunos como um todo.

A realidade de muitos jovens brasileiros, especialmente dos que vivem nas regiões urbanas em situação de vulnerabilidade social, é de descompasso com o restante do mundo. O agravamento da pobreza não permite a provisão de recursos básicos para a inclusão no mercado de trabalho. Então, mesmo quando existe uma oferta de emprego, é difícil se qualificar nessas áreas. A história que vamos contar segue essa linha.

Um dos alunos do Dojo, que acompanhamos desde 2018, passou em uma seleção para participar de um projeto de capacitação tecnológica em um curso online. A motivação para crescer e a chance de dar um passo a mais nos estudos estava ali, mas os recursos, não. Ele precisava de um computador que estivesse em bom estado para fazer as aulas.

Sabemos o quanto uma formação de qualidade pode melhorar completamente o futuro das famílias que frequentam a Compassiva. Nesse caso, fizemos contato com parceiros e conseguimos a doação de um computador para que ele pudesse estudar. Assim, fizemos parte do grupo de pessoas que acreditam no potencial da educação, acompanhamento e incentivo constante.

Dividir nossas histórias e jornadas é um privilégio. Por isso, o trabalho social vai além das atividades em si. A pandemia intensificou o valor de estarmos juntos. Quando nos abrimos, participamos das dificuldades uns dos outros e fazemos parte de algo maior do que nós mesmos.

Nosso sonho é ampliar ações como essa e fazer o projeto do Dojo crescer ainda mais. Se você tem vontade de fazer parte de histórias assim, apoiar jovens e crianças com potencial enorme e que, infelizmente, não possuem os recursos necessários, não deixe essa oportunidade passar. Converse com a gente e faça parte!


Se você deseja saber mais informações, escreva para Caetano: caetano@compassiva.org.br

COMPASSIVA Newsletter

Receba as últimas notícias por email!