A peça de teatro “Babylon Beyond Borders” (Babilônia sem fronteiras) é um espetáculo com uma proposta única e peculiar: a mesma temática sendo encenada em quatro países simultaneamente, com transmissão ao vivo em cada um dos 4 palcos.
Atores e atrizes performam no Bush Theatre (Inglaterra), Harlem Stage (Estados Unidos), Market Theatre Lab (África do Sul) e Sesc Consolação (Brasil) em perfeita sintonia e completude de suas histórias. Em São Paulo, enquanto a plateia assiste a presença real dos atores Gloire Ilonde e Karina Buhr no palco do Sesc, um telão exibe as apresentações nos outros 3 países ao vivo.
A Compassiva teve o prazer de ser convidada pela ACNUR a assistir à peça no dia 14/02. A aluna do curso de português Rahaf Haswa, da Síria, afirma que “foi um dia lindo, onde pude assistir uma peça de teatro interessante e diferente”.
Os personagens da peça nos 4 países narram suas histórias de migrações, tanto pessoais quanto de pessoas próximas – familiares, amigos e conhecidos. Trazem à tona complexidades sociais e culturais que envolvem os deslocamentos no planeta: a ausência de um lar, o preconceito e discriminação, as dificuldades de adaptação, a fuga de conflitos internos e externos, a luta pela sobrevivência”.
Débora Blair, coordenadora do curso de português, afirma que se sensibilizou ainda mais com a causa dos imigrantes e refugiados após assistir à peça. “Impressionante sentir o drama das vivências dos imigrantes em lugares tão distintos do mundo. São milhões de seres humanos conectados por uma mesma experiência: a necessidade do deslocamento e todas suas consequências”.
A Compassiva agradece a oportunidade de prestigiar esta incrível performance!