Os professores são o coração do trabalho da Compassiva. Hoje, em especial, queremos celebrar a contribuição deles para todos os nossos projetos.
As crianças representam o futuro. Assim, a Compassiva crê que a educação delas é fundamental para realizar uma transformação eficaz da nossa sociedade. No Guri, os professores ensinam crianças e adolescentes a disciplina, a criatividade e a auto expressão através de aulas de música. No Dojo, os professores ensinam não somente a prática do jiu-jitsu – o que em si mesmo promove relacionamentos saudáveis, princípios éticos e disciplina – mas também o pensamento crítico através de rodas de conversa depois das aulas.
No Ateliê Florescer, são oferecidas oficinas semanais para mulheres, nas quais as educadoras ensinam vários artesanatos. O nível de desemprego entre as mulheres do nosso bairro é problemático, e em sua grande maioria estas mulheres têm baixa escolaridade. Como elas não necessariamente tiveram acesso a professores de forma ideal anteriormente, a Compassiva tenta oferecer uma nova chance. O objetivo é potencializar as mulheres atendidas a usar a criatividade para gerar uma fonte de renda extra.
No LAR (Levando Ajuda ao Refugiado), temos a nossa maior equipe de professores: professores da língua portuguesa. O nosso curso de português gratuito é oferecido aos refugiados árabes, dado que a língua é essencial à integração em um novo país.
A Patrícia Bernardes, coordenadora pedagógica do curso de português, afirma que os professores também ganham:
Eu amo ensinar porque, ao fazer isso, eu aprendo muito. Aprendo muito a respeitar o saber do outro, aprendo sobre sua língua e cultura, aprendo a ter empatia e tantas outras coisas.
Amo ensinar também porque é um privilégio fazer parte da caminhada do outro e ajudá-lo de alguma forma a encontrar seu caminho, a evoluir e a construir sua história de forma autêntica.
Também oferecemos, em parceria com o ACNUR, um serviço de revalidação de diplomas dos refugiados para assegurar o reconhecimento do que eles já realizaram com a instrução de professores ao redor do mundo.
Os professores, transmitindo conhecimento e competências, criam as oportunidades de transformação que a Compassiva busca para as pessoas atendidas.
Aproveitamos a oportunidade, neste Dia dos Professores, para agradecer a sensibilidade, a empatia, a busca de transformação e a generosidade de todos os professores que servem na Compassiva.
Participe, doe e contribua aqui para que todos os projetos da Compassiva continuem.