Neste dia, lembramos de uma população com mais de 68 milhões de pessoas que foram forçadas a deixar seus lares, famílias, empregos e sonhos, por temor a sua vida e a de seus familiares.
Hoje, no Dia Mundial do Refugiado, o Alto Comissário Filippo Grandi nos traz a triste realidade da situação que, desde o ano passado não melhorou, mas se agravou ainda mais.
“À medida que os conflitos surgem, reaparecem, persistem e se aprofundam, 68,5 milhões de pessoas estão deslocadas em todo o mundo. Nove entre dez pessoas estão nos seus próprios países ou países vizinhos, e o impacto é enorme – para os refugiados e as comunidades que abrem suas portas para eles. Agora, mais do que nunca, cuidar da população refugiada deve ser uma responsabilidade global e compartilhada. É hora de fazer as coisas de maneira diferente.”
Porém, mesmo com uma deterioração desta situação, em diversas partes do mundo, precisamos continuar lutando. Com a esperança de um maior envolvimento de mais países e, da sociedade, em favor dos refugiados. Ninguém escolhe estar refugiado.
Precisamos estar de braços abertos – com mais compaixão e menos medo, de forma mais intencional e menos reativa. Precisamos lembrar que fazemos parte de uma mesma humanidade e que estes refugiados são pessoas como nós, homens, mulheres e crianças, iguais a nós.
Seja parte da renovação desta esperança, conheça organizações que trabalham com refugiados, se envolva, participe, divulgue, faça parte do acolhimento e integração. Só assim conseguiremos, e poderemos enfrentar esta crise.
Por André Leitão, Presidente Executivo da Compassiva.
Aproveitando a celebração desta semana, que tal prestigiar uma start-up de uma refugiada síria?
Joanna Ibrahim está no Brasil desde 2015 e desenvolveu a Bab Sharki em 2016. A start-up nasceu com o objetivo de criar oportunidades para refugiados e imigrantes, colaborando coletivamente em diferentes setores e mercados.
Um dos projetos da Bab Sharki é o Open Taste – restaurante compartilhado com refugiados e imigrantes que, toda sexta-feira, possibilita aos clientes degustar e conhecer uma culinária diferente. É uma viagem ao mundo sem sair do lugar!
Nesta sexta-feira, a viagem ao mundo gastronômico será pela Venezuela. Vale a pena conhecer!
Link do evento aqui.
House of Food
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 57
Pinheiros – São Paulo/SP
Para saber mais: joanna@bluefieldsdev.com