QUEM SOMOS

QUEM SOMOS

Compassiva é uma organização social que atende crianças, adolescentes, mulheres e refugiados em situação de vulnerabilidade na cidade de São Paulo. Estamos situados no centro da capital paulistana – localização estratégica para atender ao nosso público-alvo e fácil acesso para qualquer interessado. Oferecemos diversos cursos e atividades socioeducativas, envolvendo esportes, artes e cultura.

 

COMPAIXÃO QUE TRANSFORMA

Acreditamos que a atuação social efetiva não deve se limitar a trocas meramente utilitárias. É crucial um envolvimento que vá além do superficial – construir pontes, relacionamentos saudáveis, vínculos fraternais, que promovam sensibilização e compreensão profunda da realidade e do contexto dos envolvidos.

A realidade do público atendido é complexa e abrange diversas problemáticas. Em nossa percepção, há várias questões paralelas interrelacionadas numa mesma realidade.

Assim, acreditamos que, somente a partir dessa compreensão, é possível criar oportunidades de transformação efetivas. Não somente oferecer atendimento eficiente, mas um relacionamento saudável, que é a grande oportunidade. Acreditamos que esta relação é transformadora pois nela buscamos intencionalmente restaurar e fortalecer a dignidade, os valores humanos, a esperança e os sonhos. Uma vez que estes elementos sejam bem trabalhados, serão um alicerce e força para superar os diversos obstáculos e desafios, que antes pareciam difíceis demais. É assim que a transformação acontece, e não se restringe apenas aos atendidos, mas se estende a todos os envolvidos.

 

POR QUE O NOME ‘COMPASSIVA’?
COMPAIXÃO é essa sensibilização e compreensão que nos move a agir de maneira relevante e, assim, propiciar a transformação efetiva. Nós queremos ser agentes dessa compaixão, por isso, nós somos a COMPASSIVA.

 

NOSSA MISSÃO
Criar oportunidades de transformação de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

NOSSA VISÃO
Ser demonstração da compaixão de Deus para pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

NOSSOS VALORES
· Relacionamentos Relevantes: Construir relacionamentos humanizados e pontes para aproximar pessoas e unir forças.

· Serviço: Ajudar e servir ao próximo de maneira prática.

· Integridade: Ser exemplo e agir com transparência e respeito em todas as relações.

 


Em 2020, 2021 e 2022 a Compassiva recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura Municipal de São Paulo, em reconhecimento de nossas práticas humanitárias de promoção da empregabilidade, gestão de pessoas, cultura organizacional, investimento social e posicionamento, especificamente no programa LAR (Levando Ajuda ao Refugiado). Leia nossas matérias aqui, aqui e aqui.

 

 

HISTÓRIA
Compassiva teve seu início em 1998, junto com o Projeto 242, a partir de ações sociais para crianças em situação de rua, usuários de drogas, travestis e famílias da comunidade local. Desde o início, muitas atividades e projetos socioeducativos, envolvendo esportes, cultura e artes foram desenvolvidos, bem como ações de atendimento das necessidades básicas, acolhimento, acompanhamento de casos e famílias e reinserção comunitária. As equipes atuaram na região central da cidade de São Paulo, principalmente nos bairros do Glicério, Luz, República, Vale do Anhangabaú, região da “cracolândia” e praça da Sé.

 

Em 2005, foi criado o termo ‘Compassiva’, mas somente em 2010 é que ele se tornou o nome oficial da iniciativa. Mais tarde, em 2014, a pessoa jurídica Associação Compassiva foi registrada, visando à ampliação e o fortalecimento de sua atuação, por meio da estruturação, profissionalização e oficialização dos trabalhos realizados e também das parcerias existentes.

COMPASSIVA Newsletter

Receba as últimas notícias por email!