A Compassiva no Dia de Doar

Você já se perguntou em como e por que deveria ajudar a Compassiva? Com a chegada de mais um Dia de Doar (28 de novembro), data que já se tornou uma grande mobilização para promover a solidariedade e a cultura de doação no nosso país, aproveitamos a oportunidade para mostrar um pouco do que temos feito e como a sua ajuda seria muito bem-vinda!

Na Compassiva temos algumas frentes que são, em grande parte, sustentadas por importantes parcerias que temos com outras entidades. É o caso do serviço de revalidação de diplomas e orientação jurídica que prestamos aos refugiados, em geral, que conta com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR). O Consulado do Canadá também é um parceiro efetivo em nosso meio e viabiliza, via edital, a manutenção de ações ligadas à estrutura da equipe e organização do curso de português que oferecemos aos refugiados árabes.

Mas também atuamos em outras frentes e mesmo nas que conseguimos apoio, ainda existem necessidades reais. A coordenadora dos cursos de português, Patrícia Bernardes, por exemplo, explica que materiais didáticos e de apoio para leitura são sempre bem-vindos, pois são adquiridos de acordo com as doações. “Arcar com os gastos do transporte dos alunos para que consigam manter a frequência no curso é um dos nossos grandes desafios. A procura pelas aulas tem aumentado e, muitos, não conseguem arcar com essa despesa”, acrescenta.

Ainda no trabalho com refugiados árabes, Fernanda Bernardes, que está à frente das ações do programa Levando Ajuda ao Refugiado (LAR), mostra que há muitos pontos em que precisam de colaboração: “Pelo cuidado e amparo social que prestamos aos nossos alunos que mais necessitam, sempre precisamos de cestas básicas, produtos de higiene (fraldas para bebês, absorventes, sabonetes, shampoo, desodorante e outros) e, claro, verba para continuarmos a realizar eventos como o Dia da Saúde, Dia da Beleza, Festa das Crianças e, até mesmo, a formatura dos alunos do curso de português, nosso próximo desafio para este fim de ano”, elenca Fernanda.

No trabalho com a comunidade brasileira, o coordenador Caetano Pinilha, além de precisar de mais mão de obra para dar seguimento ao acompanhamento com as famílias atendidas, compartilha sobre a iniciativa Caixas do Saber, que consiste na organização e manutenção de um laboratório de informática no prédio da Compassiva. “A ideia é, com esse espaço, ajudar crianças e adolescentes no desenvolvimento do português e do raciocínio matemático. Já temos o lugar, a ferramenta de ensino e até ar condicionado, mas nos faltam os computadores e um mobiliário simples para a sala”, expõe.

Esses são apenas alguns exemplos de como e por que precisamos de ajuda. Mas, às vezes, coisas simples como papel, canetas, cadeiras ou mesmo uma cafeteira fazem falta no escritório, onde voluntários atuam para que tudo possa acontecer com organização e propósito.

Aproveite mais este Dia de Doar, data especial de comoção e união, para nos ajudar a continuarmos a fazer a diferença na vida de tantos que precisam. Para doar, clique aqui!

COMPASSIVA Newsletter

Receba as últimas notícias por email!