COMPASSIVA NAS RUAS

COMPASSIVA NAS RUAS

Após mais de dez anos de atuação com crianças e adolescentes em situação de rua, em 2017, algumas mudanças e reconfigurações ocorreram no projeto. Seu foco passou das crianças e adolescentes em situação de rua para as famílias atendidas pelas seguintes frentes da Compassiva: Esportes, através do projeto Dojo.

 

Partindo do entendimento que cada indivíduo está inserido dentro de um contexto social mais amplo, o Compassiva nas Ruas sempre se movimentou, com todo empenho, em direção às famílias das crianças e adolescentes atendidos. Com esta estruturação, o projeto realiza visitas às famílias atendidas e, a partir das demandas e necessidades encontradas, se propõe a construir em conjunto com a família ações transformadoras, com o objetivo de fortalecer a estrutura familiar.

 

Dentre os atendimentos realizados se encontram: escuta, orientação sociofamiliar, encaminhamento para empregos ou cursos, auxílio com documentação, entrega de doações pontuais, entre outros. Todas as atividades têm por objetivo a promoção da autonomia das pessoas e famílias atendidas.

 

Atividades do projeto:  
Quarta-feira: 14h às 17h – visitas familiares e acompanhamentos.

 

• Oficinas Transformadoras

Em 2016, demos início às Oficinas Transformadoras, uma vez que havíamos percebido, durante nossa atuação com o Compassiva nas Ruas, a presença de muitas famílias próximas da nossa sede.

 

Tais famílias enfrentam lutas como desemprego, instabilidade financeira e familiar, falta de estrutura básica e nenhum apoio para lidar com a situação vulnerável em que vivem. Algo que também nos chamou atenção foi que a maioria das famílias conta, praticamente, só com a figura da mãe no dia a dia. Portanto, nasceu o desejo de nos aproximarmos para caminharmos juntos, compartilharmos as dificuldades e alegrias e prestarmos o apoio necessário.

 

Deste modo, a proposta das oficinas é criar um ambiente aconchegante e acolhedor para estas mulheres. Sempre oferecemos cafezinho, bolo e uma atividade artesanal, afim de que laços sejam criados e a confiança floresça. O objetivo é contribuir para que, em meio a um contexto tão complicado, elas tenham um momento de descontração e alívio em sua semana, mas também de informação e conhecimento.

 

Atividades do projeto:  
Terça-feira: 14h às 16h – aulas de artesanato, reflexões e café

COMPASSIVA Newsletter

Receba as últimas notícias por email!