Boas iniciativas precisam ser compartilhadas e, no caso de algumas, degustadas!

Casal de voluntários do programa LAR cria marca de café e reverte parte das vendas à Compassiva.

Roberto é professor de língua portuguesa e atua como professor voluntário nas aulas de português para refugiados do programa LAR (Levando Ajuda ao Refugiado). Thainá é fisioterapeuta e intérprete de Libras e se voluntariou para cuidar de crianças refugiadas enquanto os pais aprendem o idioma do Brasil. Juntos, o casal dedica um dia por semana para participar das atividades da instituição.

Em 2016, enquanto o casal de voluntários pensava em novas soluções para obterem uma renda familiar extra, o relacionamento com os alunos também crescia e dentre as diversas curiosidades dos alunos uma, em especial, chamou a atenção deles: “por que o café no Brasil é tão amargo se o café no Oriente, que sai do Brasil, é muito bom?”. Pronto! Da curiosidade de um aluno nasceu a ideia de criar a própria marca de café.

Da cultura árabe, a qual o casal ama e na qual está inserido, surgiu a ideia de usar o grão arabica: “a palavra café veio da língua árabe, e o melhor café do mundo é do tipo arabica“, explica Roberto. O nome da marca também foi importado dessa língua! Tarik vem da “expressão em árabe Al Tarik que significa ‘a rua’, ‘o caminho’, ‘a estrada’. É uma palavra muito comum e significativa para os árabes muçulmanos. Alguns a consideram uma boa palavra para um café no Brasil. É uma metáfora que leva uma coisa à outra: um caminho para felicidade”, complementa ele.

 

Os planos futuros são de ampliar a distribuição do Café Tarik repassando aos árabes refugiados e para lojas árabes através de startups de aceleração, exportar café para países árabes e fazer eventos particulares e empresariais com a criação da Tarik Eventos com drinks à base de café.

Nós da Compassiva, além de gratos por receber tal remuneração, ficamos extremamente felizes por poder ser ponte entre pessoas possibilitando acolhimento e vínculos tão simbólicos e significativos.

O café Tarik pode ser encontrado nas lojas físicas:
Bolo de Vó: Av Dr Guilherme Dumont Villares, 476 – Morumbi – SP
Syriana Cozinha Árabe: Rua Santa Ifigênia, 600 loja 155 – Santa Efigênia –  SP
Ateliê Integral: Rua Califórnia, 713 – Brooklin – SP

Ou pelas redes sociais:
Facebook: fb.com/cafeespecialtarik
Instagram: https://www.instagram.com/cafetarik

COMPASSIVA Newsletter

Receba as últimas notícias por email!